Bom, se fosse uma loja fisica, você já estaria estressado com papeladas, funcionários e estaria desprendendo seu tempo em um logo, cartaz, anuncios nas revistinhas do bairro ,colocando preço na mercadoria, montando vitrines, contador, burocracias e cheio de esperança de que AGORA VAI!
Calma, você optou pela internet e deu seu primeiro passo já, gastou apenas 20 minutos entre cadastro e anúncio, e ainda está com a cuca fresca, agora é hora de aprender a usar a ferramenta, afinal uma ferramenta só fica "cara" quando agente nao sabe usá-la e 10% por venda é um preço razoável.
Vamos a interface de gerenciamento do Mercado Livre.
Aqui é o que dá pra chamar de painel de controle. Na tela inicial aparecem suas ultimas vendas, perguntas a responder, e pagamentos no Mercado Pago.
Cada um dos itens na lateral esquerda leva para uma area especifica. Vale apena "fuçar" um pouco para aprender a mexer, mas vamos nos concentrar nas vendas.
Aqui você encontra os links para controle dos seus produtos e os 2 links que você mais vai usar:
- Minhas Vendas
- Perguntas Pendentes
A área de Minhas Vendas tem esta cara:
*nas tarjas pretas aparecem o apelido do usuário, nome , email e telefone, por motivos de segurança estes dados foram protegidos na imagem acima.
Legenda:
- Aqui temos a opção Carregar, clicando aí aparecerá um pequena janela com o endereço do cliente caso ele tenha cadastrado. É uma opção útil somente quando o contato com o cliente é precário ou difícil.
- Botão $: Serve para marcar o pagamento manualmente, usa-se quando o cliente não opta por mercado pago, quando clicado não dá pra desmarcar, portanto só clique depois de ter recebido o pagamento (dinheiro, cheque, transferência, depósito e trocas).
- Este botão serve para ver os dados de cadastro do cliente junto ao ML, nome, CPF, cidade, estado, email e telefone. Eventualmente estes dados estão incompletos ou incorretos e quando isto acontecer é bom tomar cuidado na transação.
- Prazo para qualificar: Este é o prazo que você ainda tem para concluir com sucesso a transação, aos olhos do mercado livre é claro. Existem casos de transações que são concluidas após este prazo, mas já nao contam pontos em sua reputação.
- Botão envio: Serve para informar o envio ao ML e ao Cliente, quando clicado abre uma janela com campos para colocar código de rastreamento, empresa utilizada para postagem, data da postagem, data estimada para entrega e informações adicionais caso sejam necessárias.
- Botão MP Vermelho: aparece automaticamente quando o cliente opta por mecado pago, contudo só fica na cor vermelha caso o mercado pago não tenha processado com sucesso o pagamento. Isto pode acontecer caso o pagamento tenha sido recusado, cartão de crédito inválido ou sem saldo, ou cancelamento da compra pelo cliente.
- Botão MP Azul: aparece automaticamente quando o cliente opta por mercado pago, a cor azul indica que o pagamento está sendo processado pelo mercado pago, aparece quando o cliente usa cartão de crédito (e ainda não foi processado), e quando o cliente opta por boleto (cupom). Este status não muda enquanto o pagamento não é efetivamente feito.
- Botão qualificar: Este é o último passo da transação, recomenda-se que a qualificação seja feita no momento em que o cliente recebe o produto, no caso de transações não concluidas recomendo fortemente que a qualificação (neutra ou negativa nesse caso) seja feita somente no limite do prazo final da transação, para evitar transtornos caso a negociação seja retomada.
- Link para o produto: Na listagem de negociações também aparece o produto que foi comprado como link ativo para que você possa acessar o anúncio mesmo depois de finalizado. Ao lado do link aparece um número bem grande que serve para que o pessoal do mercado livre identifique o anuncio. Este número só será necessário caso você tenha problemas no anuncio ou na transação e precise de ajuda do suporte do ML.
- Botão MP verde: aparece automaticamente quando o pagamento feito via mercado pago foi identificado com sucesso. Quando este simbolo aparece na transação é o momento de enviar o produto com segurança, pois o dinheiro já está sob custódia do mercado pago e será liberado após 14 dias caso o cliente não aponte nenhuma irregularidade na transação.
- Simbolo de Cliente qualificado: aparece somente quando você faz uma qualificação e o cliente ainda não fez a sua. É um alerta para que você cobre a qualificação do cliente. É importante lembrar que você só recebe pontos de reputação quando o cliente também te qualifica.
Na área de Perguntas Pendentes vão aparecer todas as perguntas em seus produtos. Por esta ferramenta ser bastante intuitiva cabe aqui somente o alerta: NÃO SÃO PERMITIDAS TROCAS DE DADOS PESSOAIS, sob penalidade de perder a sua conta no mercado livre. Quando o cliente solicitar dados por pergunta seja direto ao ponto e educadamente informe que informações de contato só poderão ser passadas depois que o cliente clicar em comprar.
Perguntas feitas no mercado livre são a grande oportunidade de Vender, e a maneira com que você as responde determina a concretização ou não da venda e até mesmo o sucesso na transação, portanto vão algumas dicas:
- Seja educado: Não importa se o cliente foi rude, se ele quer o que você não tem, se ele quer desconto, ou se ele só te mandou um oi. Seja educado e jamais se envolva emocionalmente na hora de responder. Suas perguntas e respostas permanecem nos anúncios, e um mal atendimento pode afetar futuras transações.
- Escreva corretamente: Não é necessária uma escrita perfeita, todos cometemos erros contudo, procure ser polido e claro na resposta. Não enfeite demais, simplicidade e clareza são mais importantes do que um conjunto léxico avançado.
- Preste atenção na pergunta: Leia e re-leia quantas vezes forem necessárias. Alguns usuários abusam do "internetês" e abreviações na hora de perguntar. Peça ajuda a pessoas mais familiarizadas com o vocabulário da internet e use o google, ele sempre ajuda quem procura. Em ultimo caso peça gentilmente que o cliente refaça a pergunta, evite responder sem entender.
- Cumprimente seu cliente: Parece besteira, mas faz uma enorme diferença para o cliente. Bom dia, Boa tarde e Boa noite são indispensáveis para iniciar qualquer resposta. Se o cliente assinar a pergunta faça questão de chamá-lo pelo nome em sua resposta.
- Não minta nem omita: não seja afoito ao fechar um negócio, dedique tempo e atenção na confecção de suas respostas, mas JAMAIS minta ou omita qualquer informação a respeito de seu produto, dos prazos para entrega, formas de pagamento ou qualquer outra dúvida do cliente.
- Tenha boa memória: Exceções ou informações combinadas via perguntas são vitais na conclusão de algumas transações. Por ex: O cliente JOAO fez uma pergunta e gostaria de saber se você poderia enviar o sapato do anúncio com um cadarço branco ao invés de preto como no anúncio. Em sua resposta você disse que poderia sim. JOAO fez a compra 10 dias depois e NÃO entrou em contato mais, comprou e pagou. Parece absurdo, mas é seu DEVER lembrar do JOAO e de seu cadarço branco. Para o JOAO não importa se você vende 300 sapatos por dia, a unica coisa que importa é que se ele não receber o sapato dele com o cadarço branco, ele será um cliente insatisfeito.
- Assine suas respostas: Ao final de todas as respostas agradeça o interesse do seu cliente e assine ao final, seja com seu nome, seja com o nome da empresa. Assim seu cliente saberá quem procurar da próxima vez que fizer alguma pergunta.
Bom, posts gigantescos não dão ibope rsrs, então continuamos no próximo post.


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